segunda-feira, 12 de março de 2012

Toxisoplasmose e os cuidados com os alimentos


Amigas como eu falei pra vocês eu tenho que tomar muito cuidado com a Toxisoplasmose, pois não estou imune a esse parasita.
E doença é uma coisa que não quero pra mim e principalmente pro meu pequeno...

 Em matéria que eu vi no site Baby Center
 "http://brasil.babycenter.com/pregnancy/infeccoes/toxoplasmose"

"Para um bebê no útero, os efeitos da toxoplasmose variam de acordo com o período da gravidez em que a infecção começou. Quanto mais cedo o bebê for infectado, piores os danos. Uma infecção pode levar a um aborto espontâneo ou a um bebê natimorto, além poder provocar hidrocefalia (excesso de líquido no cérebro), problemas de visão ou em outros órgãos da criança.”

Como evitar a toxoplasmose?

Tome bastante cuidado se você não tem os anticorpos para a doença. 


• Certifique-se de cozinhar bem todas as carnes, já que o parasita pode ser encontrado em carnes cruas ou malpassadas. Lave bem as mãos depois de mexer em carnes cruas. 

• Sempre lave bem frutas e verduras, especialmente se vai consumi-las cruas. Não use a mesma tábua ou faca para cortar carnes e verduras. 

• Se você gosta de mexer com plantas no jardim, é sempre bom usar luvas e depois lavar bem as mãos, já que pode haver contato com fezes de gatos no solo. 

• Pode ser um pouco cansativo ou parecer exagerado, mas, se você tem um gato, sempre lave as mãos depois de brincar com ele. Peça a outra pessoa limpar a caixinha de areia do gato. Se não der para escapar da tarefa, use luvas, e lave as mãos mesmo assim. Limpe a caixinha diariamente e esterilize com água fervendo (deixe a água no local por cinco minutos). 

• Cubra tanques de areia das crianças para impedir que gatos os usem para suas necessidades.

  
Como não tenho gato, nem jardim e não gosto de carne mal passada, a minha principal preocupação é as frutas e verduras, e pra isso o médico indicou o hipoclorito para a lavagem desses alimentos.

Todas as frutas e verduras que eu como tem que passar pelo (chato e necessário) processo de higienização.

  1. Primeiro lava em água corrente.
  2. Depois coloca em um recipiente 10 gotinhas para cada litro de água e deixa os alimentos ali por uma hora.
  3. E apos esse processo não deve ser lavado novamente.

O ideal é ao chegar do supermercado já fazer a higienização de todas as frutas e verduras que irão ser consumidas cruas, maaas a preguiça não deixa e geralmente faço isso apenas na hora de comer.

As vezes eu quero comer algo sem higienizar e então me lembro que poderá causar algo no meu baby, na hora eu faço o processo. Com isso também deixei de comer alimentos fora de casa, lógico que as vezes eu como uma fruta aqui e outra ali, mas pelo menos  procuro lavar bem.


 Dica: Essa higienização do alface deixa ele muito mais saboroso e crocante, apos fazer o processo todo eu coloco as folhas em um recipiente de plástico, tampo e deixo na geladeira, e eles estão sempre lá... a espera dessa gulosa aqui! 


2 comentários:

Pâmela Carleto disse...

Ana!! Que saudade! Lembra de mim, do blog O diário da Mamãe, mãe das gêmeas Melissa e bianca?? Lembro quando vc disse que ia tentar engravidar, depois perdi o contato do seu blog, andei bloqueando o meu por bastante tempo tbm por causa de pessoas mau educadas q visitaram lá, e etc... Nossa, nem acredito! Então quer dizer q vc já ta esperando um bbzinho lindo?? Ooown, vou ler e acompanhar tudo o q eu perdi.. E sobre a toxoplasmose, tbm tive q tomar muito cuidado, eu tbm não era imune.. Bjooos minha flor!

Mari Rossini disse...

Otimas dicas!!! td de bom p vc e o seu bebe! Bjos