sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Amamentação


Esse era uma das coisas que eu mais temia. Minha irmã não teve leite em quase todas as três gestações, foram muitas latas de Nan e meninos com alergias, etc.
Eu sou meio natureba e sempre quero dá o melhor pra minha filha, não queria ter que recorrer aos suplementos, embora saiba que muitas vezes eles são necessários.
Fiz tudo que pude pra poder melhorar a amamentação, tais como banho de sol, formação do bico com massagens, esfoliação do mamilo com bucha vegetal.

Até o dia do parto meu seio nunca vazou e eu já estava temendo não ter leite, mas na net eu vi que no Parto Cesário o leite as vezes demora uns 3 dias pra sair, isso porque o corpo não estava “preparado” para parir... e por isso não sabia que o leite já deveria esta saindo, mas pra que o bebe não fique sem alimento, desce  colostro, que supre as necessidades nos primeiros dias. Tentei ficar “calma” porque sabia que o estresse faz com que o leite demore a sair e muitas vezes nem sai.
Meu Go passou a concha de amamentação nos últimos 15 dias de gravidez e também a pomada Mater Care.
No primeiro momento que colocaram a Ana Júlia na cama pra mamar foi uma coisa um tanto instintiva, ela pegou o peito e sugou com força, as “pessoas” é que ajeitaram ela em cima de mim, pq eu estava anestesiada e não conseguia me mexer direito, mas dali já deu pra ver que ela de fato era uma boa “bezerra”, mas logo dormiu muito, a noite toda, a enfermeira falou que era por conta do cansaço do parto e só acordou no outro dia.
No segundo dia eu já pude pegar de fato ela pra mamar e ai eu senti de verdade o quanto é maravilhoso e intenso esse momento, poder ver aqueles olhinhos a me vigiarem, e aquela boquinha miúda a sugar...Porém na noite do segundo dia eu senti as dores da amamentação.
Meninas, minha pequena não largou o peito a noite toda, e mesmo dormindo queria esta em cima de mim, com o peito na boca, e caso eu tirasse era um berreiro que ela dava e nem mesmo o papai, nem a vovó não davam conta de fazer ela se calar. Foi punk! De longe ouviam-se os gritos da minha pequena, e eu não aguentava ver ela chorado por isso mesmo sentindo dores terríveis nos mamilos eu dava o mamar. E assim passei a noite!
E tinha horas que ela pegava o peito do jeito errado... minha amigas, eu via estrelas!
De manhã minha irmã trouxe a chupeta, ela pegou e dormiu como um anjinho! ( hoje ela não pega chupeta por nada, eu tento todo dia.)
Logo depois tive alta, cheguei em casa não sabia o que fazer com os mamilos hipersensíveis. Tomar banho me causava dor! Terrível...
Passei então a usar a concha... e meninas, valeu cada centavo. Ela evita que o mamilo encostasse na roupa, porque do jeito que tava, tudo doía!
Outra coisa que foi santa foi o banho de sol nos mamilos que tomo todos os dias no banheiro, solzinho da manhã! Meu seio ficou com uma crostinha no bico, como se fosse uma feridinha! E dois dias depois nem me lembrava mais das dores sentidas!
Me arrependi de ter comprado a pomada Mater Care, não acho que ela tenha ajudado em nada na amamentação. Pelo contrario, só manchou meus soutians!
Ah também tive muito problema com seio empedrado nas primeiras semanas! Gente, aquela dor não é de Deus! Rsrs
Meus seios doíam, e pesavam e a Julia não conseguia pegar direito de tão rígido que estavam! Me mandaram comprar a bombinha de tirar leite, mas eu já tava cansada de gastar dinheiro com coisas que não necessitavam tanto e resolvi procurar na net por ordenha manual!
Achei esse vídeo
Marido me ajudou com a massagem! Fiz muita compressa com bolsa de gel gelado! E depois de uns dias a produção de leite se estabilizou!
Amigas, de fato amamentar não é fácil nos primeiros dias! Mas se você tiver paciência, força, fé e Amor pelo seu filho você consegue vencer! As vezes eu pensava em desistir, mas quando pensava que isso poderia prejudicar minha bebe eu não pensava mais nessa possibilidade, e graças a Deus eu tive força pra passar por tudo isso!  

Então, pra vocês que será mamãe em breve o que posso indicar é:
Procure fazer bico nos seus seios, com massagem, concha, marido (Rs)!
Tome banho de sol nos mamilos ( Vale a pena)
Concha de amamentação pros dias em que os mamilos estiverem muito sensíveis!
Massagem para “desimpedrar” o leite...
Fique muito Zen.
E curta muito esse momento!  


Momento mágico...


5 comentários:

Tati disse...

Sua Ana Julia é linda.Amamentar é a coisa mais gostosa desse mundo.É um momento lindo e precisa ser prazeroso.
É verdade , nós primeiros dias é difícil ...mas vale à pena insistir .
Um beijo pra vcs

Unknown disse...

Ana, que coisa mais linda! Deus abençõe vocês. Olha, tens razão, mesmo ainda não sendo mãe, sei que esse é um momento mais que mágico... é uma sensçaõ que não tem explicação, é o inntinto materno que não tem como negar que só quem sente, sabe o real valor. Mas olha, peça à Deus Nosso Pai que te dê muita força e saúde para amamentar sua menininha o tempo que for necessário. Isso é incrível... Amei a foto.

Tenha um ótimo final de semana.

Beijos, LInda Minha! =)

Cáhh Chaves.

Su Falcão disse...

Oi flor!
adoro ler suas dicas, serio mesmo estao me ajudando MUITO, pois sei que vou passar por essas coisas daqui 1 mes,rs
Entao só tenho que te agradecer por compartilhar com suas experiencias aqui no sue cantinho!
Fiquei muito feliz em ver que no final,com sua garra e esforço, deu tudo certo!!
E essa foto ein?? linda D+!

bjoss nas 2!

Maitê disse...

Oie Ana !!!

Passei para conhecer o seu cantinho e agradecer a visita !!!

Comentando o seu post ... bem ... eu usei a concha deste o primeiro dia ... eu achei boa pq parece que ela fica massageando o seio e o leite fica saindo constantemente (fica armazenado nela), então não sinto o seio pesar ou ficar duro. (coisa que acontece quando não uso a concha).
Como acho que fica super estranho usar a concha, só uso quando estou em casa, quando saio uso o absorvente para seio.

Eu usei a pomada Mater Care por um mês. Mesmo com a concha, eu sentia muita dor nos mamilos. Eles não chegaram a sangrar, mas eu sentia uma dor gigante e com esta pomada eu sentia um alivio enorme. Como eu usava as conchas, me livrei da pomada sujar o sutiã (rs.....).

Só dá para ver a cabecinha da sua boneca, mas já achei uma gracinha ela toda cabeludinha !!!! A minha é carequinha !!!! rs...........

Beijinhos

Vannia - Pronta Para Ser Mãe disse...

Verdade amiga esse momento é mágico e só nosso, mamãe e bebê amamentar é tuudo de bom, pra o bebê e pra nós também né, além de desfrutarmos de momentos maravilhosos ainda emagrece! rs...

Beijão em vcs duas, meu e do Ben.